SISTEMA CFB/CRB

O Sistema CFB/CRB é composto pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) completou 50 anos de atividades em 2015. Previsto na Lei 4.084 de 1962, foi oficialmente instalado em março de 1966, com a posse dos membros da sua primeira gestão. No ano de 1966 a Resolução 04/66 criou 10 Conselhos Regionais de Biblioteconomia. Após esta data foram criados mais 5  Conselhos. Em 2009, o CRB 12 foi extinto, atualmente o Sistema CFB/CRB conta com 14 Conselhos Regionais.

No ano de 2010, os 14 Conselhos Regionais mais o Conselho Federal de Biblioteconomia foram denominados de  Sistema CFB/CRB. O  objetivo do Sistema CFB/CRB é atuar em prol da sociedade brasileira por meio da sua principal missão: fiscalizar o exercício profissional do bibliotecário, cuja operacionalização é feita  pelos Conselhos Regionais.

Ao longo desses anos, o Sistema CFB/CRB acompanhou o desenvolvimento da Biblioteconomia no Brasil. Envida seus esforços em diversas frentes, entre elas destaca-se o acompanhamento para aprovação de Leis que privilegiem a cultura, a educação e a visão de bibliotecas como equipamentos culturais.

Para o Sistema CFB/CRB um país aparelhado com bibliotecas contribuirá na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e participativos, condição sine qua non para o progresso de uma nação.  

O livro BIBLIOTECÁRIO: 50 anos de regulamentação da profissão no Brasil – 1965-2015 busca contar a trajetória da profissão em seus 50 anos, sob o ponto de vista das ações dos Conselhos Federal e Regionais de Biblioteconomia.

CONSELHOS REGIONAIS DE BIBLIOTECONOMIA

Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Pará, Amapá e Tocantins

Ceará e Piauí

Pernambuco e Alagoas

Bahia e Sergipe

Minas Gerais e Espírito Santo

Rio de Janeiro

São Paulo

Paraná

Rio Grande do Sul

Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima

Maranhão

Santa Catarina

Paraíba e Rio Grande do Norte