Conselho Federal de Biblioteconomia prestigia posse da nova Reitora da FURG

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) esteve representado na cerimônia de transmissão do cargo de reitor na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na última semana, através do bibliotecário Alexsander Ribeiro, atual vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região. Para o CFB, é motivo de destaque a posse da pró-reitora de Extensão e Cultura, a profª drª Angélica Conceição Dias Miranda, que é bibliotecária, coordenadora do curso de Biblioteconomia da FURG e primeira rio-grandina eleita presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região. Escolhida pelos colegas de profissão para ser presidente do CRB10 em 2012, foi reconduzida ao cargo em 2013 por aclamação.

A ocasião da transmissão de cargo proporcionou reunião entre Alexsander Ribeiro e Angélica Miranda, que aproveitaram para discutir sobre a profissão do Bibliotecário, trocar ideias sobre estratégias que visem promover e fortalecer a profissão e, principalmente, cumprir com o objetivo principal do CRB10: fiscalização do exercício profissional no Estado do Rio Grande do Sul. A profissão de Bibliotecário é regulamentada por legislação federal e no ano passado a Lei 4084/62, que define as atribuições e atividades privativas do bacharel em Biblioteconomia completou 50 anos de existência.

Para a imprensa, Alexsander e Angélica destacaram que muitas profissões passam pela mesma situação da Biblioteconomia, que é o desconhecimento das suas atividades. O bibliotecário é o profissional que trata a informação e a torna acessível ao usuário, independente do suporte. Trabalha principalmente em bibliotecas, mas não se limita a este espaço, sendo requisitado em editoras, empresas de alta competitividade, entre outros.Destacaram também a necessidade de conscientização da população sobre as funções de cada profissional e que ainda existe muito campo para crescimento do espaço de atuação do bibliotecário.

URL: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=20529